http://www.radiogospelonline.com.br/index.php?pag=noseusite Ane D' carinho: lendas

lendas

>> 27/08/2009

Danças Folclóricas são expressões populares desenvolvidas em conjunto ou individualmente, frequentemente sem sazonalidade obrigatória. Já os Folguedos são grupos folclóricos que apresentam personagens com hierarquia, uso de indumentárias específicas, são cíclicos e freqüentemente representam um enredo.

Alguns rimos, danças e folguedos são comuns a todas as região brasileiras, unindo através da cultura este imenso Brasil, repleto de Brasis. Abaixo, algumas das particularidades de cada região.

Danças folclóricas
Região Norte: Gambá (toda a região norte): dança de terreiro; constituído de brincantes, um“marcador”, um grupo de quatro cantores, uma mulher solista e seu parceiro. Os demais formam uma roda ou duas fileiras que envolvem o par solista e batem palmas no ritmo executado no “Gambá”, isto é, um tambor feito de tronco de árvore com cerca de um metro de comprimento.
Outras danças: Camaleão (AM); Carimbó (PA); Ciranda (AM).

Região Nordeste: Difundido por todo o Nordeste, o Coco é dança de roda ou de fileiras mistas, de conjunto, de par ou de solo individual. Há uma linha melódica cantada em solo pelo “tirador” ou “conquista”, com refrão respondido pelos dançadores. Um vigoroso sapateado denominado “tropel” ou “tropé” produz um ritmo que se ajusta àquele executado nos instrumentos musicais.
Outras danças: Ciranda (PB,PE); Dança do lelê (MA); Espontão (RN,PB); Frevo (PE); Maculelê(BA), Pagode de Amarante (PI), Tambor de Crioula (MA,PI); Torém (CE).

Região Sudeste: Cana-Verde (toda região sudeste) também chamada Caninha-verde, esta dança apresenta variantes no que se refere à cantoria, à coreografia, à poética e à música. No Rio de Janeiro, é uma das “miudezas” da Ciranda e uma dança com bastões. Algumas recebem nomes variados; como Cana-verde de passagem (MG e SP), Cana-verde simples (SP).
Outras danças: Batuque(SP, MG,ES); Catira ou Cateretê(MG,SP); Caxambu(MG,RJ); Fandango(SP); Jongo (MG,SP);Quadrilha (todos os estados).

Região Sul: Pau-de-Fitas (toda região sul): para seu desenvolvimento prepara-se um mastro com cerca de três metros de comprimento, encimado por um conjunto de largas fitas multicores, de maior tamanho. Os dançadores, em número par, seguram na extremidade de cada fita e, ao som das músicas, giram em torno do mastro, revezando os pares de modo a compor trançados no próprio mastro, com variados desenhos.
Outras danças: Balainha(PR,SC);Fandango(PR,RS); Vilão (SC); Pau-de-fitas (toda a região).

Região Cento Oeste: Caninha Verde (toda região centro-oeste): consta de uma roda de homens e mulheres que cantam e dançam permutando de lugares e formando pares. Os textos cantados são tradicionais e circunstanciais, acompanhados por viola, violão e pandeiro.
Outras danças: Catira(GO);Siriri(MT); Tambor(GO); Vilão(GO).

Folguedos
Região Norte: Boi Bumbá: (AM, PA) - O enredo se refere ao boi que pertence ao Amo e, sob pretexto fútil, é morto por Pai Francisco. O Amo chama o doutor para ressuscitar o boi, que não consegue, apela para o padre que também não logra fazê-lo. É chamado o pajé, que ressuscita o boi, havendo então uma festa onde o boi é "repartido" entre as pessoas presentes.
Apresenta-se no ciclo natalino.
Outros folguedos: Pássaro(AM,PA); Tribo dos Andirás(AM); Marabaixo(AP).

Região Nordeste: Bumba-meu-boi (todo o nordeste): Com variações nominais e diferentes posições no calendário (bumba-meu-boi AL, BA, PB, PE, SE), boi-de-reis (PB), boi calumba (RN), boi surubi (CE), no ciclo natalino; bumba-meu-boi (MA) no ciclo junino, o auto representa a morte e a ressurreição do boi, com posterior partilha.
Outros folguedos: Maracatu(PE,CE); Afoxé(BA); Cavalhada (AL,SE,PE); Caboclinhos (AL,BA,PE,RN); Congos(AL,PB,PE,RN); Reisado(toda região nordeste); Pastoril (toda região nordeste); Marujada(BA,SE); Terno-de-reis(BA,PI).

Região Sudeste: Folia-de-reis- (toda a região): Organizados em pagamento de promessa, esses grupos, do ciclo natalino, visitam casas de devotos onde cantam passagens bíblicas. Os personagens são Mestre, Contramestre, Bandeireiro, Músicos e Cantores. Compondo o grupo aparecem os Palhaços, que não cantam, mas declamam versos jocosos, memorizados e/ou improvisados.
Outros folguedos: boizinho(toda região sudeste); Caiapó(SP); Cavalhada(MG,RS,SP); Congada(MG,SP); Moçambique(SP,MG); Ticumbi(ES).

Região Sul: Bumba-meu-boi (toda a região): Com estruturas e denominações variadas, apresenta-se no carnaval. O Boizinho (RS) tem o enredo de morte e ressurreição do animal. Os componentes do grupo são o Doutor, o Boiadeiro, um Cavalo verdadeiro e os músicos. O Boi-de-mamão (PR, SC) enfoca o mesmo enredo, com número maior de integrantes.
Outros Folguedos: Boi-de-mamão(PR,SC); Cacumbi(SC); Cavalhada(PR,RS); Congada(PR); Moçambique(RS).

Região Cento Oeste: Cavalhada (toda a região) - Com a temática de mouros e cristãos, por lutas de Carlos Magno e dos doze pares de França, este auto está associado às festas do Divino Espírito Santo. Em Goiás destaca-se o grupo da cidade de Pirinópolis.
Outros folguedos: Folia-de-reis (toda a região centro-oeste); Pastoril(GO).

Ritmos
Região Norte: Bumba-meu-boi(MA,AM), Batuque(AP), Carimbó(PA), lundum(PA,AM), Marabaixo(AP).

Região Nordeste: Baião (todos estados), bumba-meu-boi(PE,BA), caboclinhos(PE,PB,RN), carimbó (MA), cavalo marinho(PE), ciranda(PE), congada(MA,PI,BA,PE), forró(todos os estados), xaxado(PE,PB,RN,CE), xote(PE,PB,RN,CE) maracatu(PE,CE), marujada(BA,SE).

Região Sudeste: Jongo(SP,RJ,ES), aluá (MG), batuque(MG), Lundu(MG), congada(SP), caxambu(RJ), candombe(MG).

Região Sul: Bumba-meu-boi (SC), catumbi (SC), chula(RS), fandango (PR), maçambique(RS), samba chôro(RS).

Região Cento Oeste: Rasqueado (MT), Siriri (MT), Cururu(MT).

0 comentários:

Seguidores

Blog Archive

    © Ane D' carinho. Friends Forever Template by Emporium Digital 2009

Back to TOP