http://www.radiogospelonline.com.br/index.php?pag=noseusite Ane D' carinho: dicas

dicas

>> 08/11/2009

Como Começar um Negócio


Na área de festas infantis, existem várias formas de começar.

Em primeiro lugar é aconselhável pensar na atividade que você mais gosta. Não adianta querer fazer decoração de festas infantis se você não sente aptidão para isso.

Também é necessário considerar o perfil do trabalho a ser realizado, ou seja, na maioria das opções você terá que trabalhar nos finais de semana, algumas vezes terminará o trabalho à meia noite ou mais, terá em alguns casos que carregar objetos pesados e/ou ter ajudantes e atuar em locais dos mais distantes imagináveis.

No caso de ter uma equipe de funcionários, considere mantê-los bem treinados em suas funções, bem apresentados inclusive com uniformes que os identificam.


Vencidas estas questões, trabalhar com festas infantis proporciona satisfações também. O sentimento de ver o sorriso das crianças e um sonho realizado, como dizem, não tem preço. Financeiramente, este mercado oferece opções que não lhe obrigam a grandiosos investimentos mas que geram resultados.

Ao fechar uma festa, faça um contrato com todos os detalhes para evitar mal entendidos. Clique Aqui para ver um modelo.


Em todas opções, você deve criar um site que ilustre bem seu trabalho. Nada de utilizar blogs ou páginas padronizadas de portais. Estas formas não possibilitam você mostrar seus diferenciais. Em seguida, procure as melhores opções para divulgar seu trabalho. Não pode faltar o cartão de visitas, folhetos e anúncios em portais especializados que tenham resultados comprovados.


As alternativas mais comuns de trabalho na área são:

1) Locação de Mesas Temáticas - Consiste na disponibilização de peças de todos os tamanhos para decorar uma mesa (com no mínimo 3 metros de comprimento, tipo pranchão) com o tema escolhido. Além das peças comuns, como bonecos, casinhas, carrinhos, deve-se ter peças com luz que pisca, movimentos circulares, sobe desce e outros, e também efeitos com fontes de água. Ao redor da mesa deve-se colocar uma "saia" de tecido, tule, juta ou outros materiais para um visual bonito. Geralmente se coloca um painel com a mesma largura da mesa que amplia o visual do tema. Este painel fica atrás da mesa e pode ser emoldurado por balões, dando um toque a mais na decoração, e ao mesmo tempo, escondendo a fixação do painel na parede. Existem diversas empresas que vendem as peças, acesse a categoria de DECORAÇÃO e encontre.


Geralmente, deve-se montar a mesa até 2 horas antes do horário marcado para início da festa e marcar a desmontagem após o término ou no dia seguinte da festa.

Um contrato com as regras da locação, valores e forma de pagamento deve ser feito. Certifique-se da voltagem do local para que suas peças elétricas funcionem corretamente.

Para o transporte das mesas você irá precisar de um veículo tipo furgão, funcionários para ajudar e um bom espaço para guardar as mesas. No começo, você pode oferecer 10 a 15 temas diferentes. Com o tempo, imagine que existem mais de 100 temas diferentes que são procurados e que os mais pedidos devem ter mais de 1 composição de mesa disponível.


2) Aluguel de Brinquedos - As festas infantis tem sempre brinquedos para a criançada. São do tipo infláveis, eletronicos e outros. Oferecer a locação destes brinquedos pode ser uma boa opção de negócio. Você terá que investir em pelo menos 10 brinquedos para começar. Além dos brinquedos, será necessário pessoal para transportar os brinquedos, um veículo tipo furgão e um local espaçoso para guardar. No dia da festa, procure chegar com pelo menos 5 horas de antecedência para montar os brinquedos. Certifique-se com antecedencia qual a voltagem do local e o espaço disponível. Saiba se é coberto ou em área livre. Alguns brinquedos devem ser alugados incluindo um ou mais monitores que irão organizar o fluxo das crianças e auxiliá-las no acesso e na saída dos brinquedos. Os brinquedos mais aconselháveis para a fase inicial de seu negócio são:

a) Piscina de Bolinhas

b) Cama Elástica

c) Pula Pula Inflável

d) Tobogã inflável

e) Casinha de Boneca

f) Jogos Eletrônicos com monitor

g) Touro Mecânico

3) Recreação de Festas - Equipe de monitores que irão entreter as crianças durante toda a festa com jogos e brincadeiras. Geralmente devem ser pessoas com formação em educação física, turismo, hotelaria ou até com formação de teatro. Na prática muitas empresas oferecem monitores que apenas gostam de crianças e que são treinadas. Eis aqui uma oportunidade de atuar de forma profissional e ganhar fatias deste mercado.

Para este tipo de negócio, você deverá ter uma equipe de profissionais. Considere em média um monitor para cada 12 crianças. O tempo de atuação também deve ser definido. Geralmente são oferecidas 3 a 4 horas de trabalho por festa. Para um período maior, defina o valor da hora extra.

4) Animação de Festa – Esta opção oferece muitas possibilidades. Teatro de fantoches, teatro com personagens (pessoas com fantasias), Show Cover, Mágico, Palhaços, Caricaturistas, Contadores de estórias, Oficina de arte (ensinar as crianças a criar objetos utilizando determinada técnica, como: mosaico, decoupage, scrapbooks, oficina de culinária, etc.), Escultura com balões, Camarim Fashion ( cabelereiro, maquiagem, tatuagem e unhas decoradas), etc. Escolha uma opção e desenvolva seu negócio. As apresentações são, em geral, de 50 minutos a 01 hora. As outras opções devem atender durante toda a festa, ou seja, 3 a 4 horas.
5) Convites e/ou lembrancinhas – Esta é uma opção que oferece um desafio maior. O valor unitário dos produtos é geralmente baixo e assim, para gerar um bom resultado, será necessário vender muito. A vantagem é que você não fica preso a uma região específica de atuação pois estes produtos podem ser enviados para qualquer cidade pelo correio ou transportadora. O ideal é poder oferecer uma grande variedade de produtos para atender a todos que necessitem. Como já existem muitas empresas neste setor, procure criar algo novo e assim você alcançará um resultado mais rápido.

Criar uma loja virtual pode ser uma ótima opção para facilitar suas vendas.

6) Decoração com Balões – A decoração com balões requer um conhecimento técnico para criar as peças que irão atender seus clientes. Existem muitos cursos para quem deseja aprender. Veja na seção de cursos do Site Festas Infantis.

Para atender seus clientes você precisará de alguns funcionários, um veículo tipo furgão e se organizar no tempo pois certos projetos podem demorar mais de 1 dia para ficarem prontos.

Também será possível atender empresas e diversos tipos de eventos além dos infantis.

7) Barraquinhas de salgados – Esta é a alternativa mais utilizada nas festas infantis. São estruturas metálicas com equipamentos para fazer os salgados na hora e servir durante toda a festa. Geralmente são montadas de 3 a 6 barraquinhas em cada festa, de acordo com o número de convidados.

Os salgados que mais procurados são:

a) mini pizza

b) mini hot dog

c) pastel

d) crepe no palito salgado e doce

e) batata frita

f) pão de queijo

g) pipoca

h) churros

i) algodão doce

j) Bebidas e refrigerantes


Para atender adequadamente, você deverá ter funcionários uniformizados em atendimento direto, funcionários de retaguarda, equipamentos em perfeito estado, total higiene nos materiais utilizados, ótima apresentação dos mesmos, conservação e organização durante a festa.

Antes da festa: Deve-se checar com no mínimo 3 horas antes para organizar tudo. A parte elétrica deve ser cuidadosamente verificada para evitar problemas durante a festa. É comum que durante a festa com a utilização de outros equipamentos, como brinquedos, que haja uma sobrecarga e que possa haver uma queda da energia.

Para montar este negócio, você precisará também de um veículo tipo furgão, freezers, equipamentos para o preparo dos salgados, etc.


8) Buffet em Domicílio – Esta é a versão completa da estrutura da festa. Oferecer alimentação com opções de barraquinhas a buffet americano, incluir os brinquedos, estrutura de mesas, cadeiras e utensílios, decoração, etc. Para atuar desta maneira o ideal é já ter trabalhado na área em algumas destas atividades. Aqui seu compromisso é maior perante o cliente e deve-se ver todos os detalhes antes da festa para evitar problemas.



9) Organização Completa – A diferença desta forma de trabalho em relação a atuação como Buffet em Domicílio é que aqui você irá oferecer seus serviços para atender a festa desde a fase dos convites e confirmação de presença até a etapa final onde os convidados recebem a lembrancinha e/ou tomam o cafezinho. Não existe uma obrigação de forncer apenas os serviços e produtos de sua empresa. O objetivo é atender as necessidades do seu cliente, assim vale oferecer um teatrinho de uma empresa parceira, ter vários fornecedores de decoração para que o cliente escolha o estilo que mais lhe agrada, foto e filmagem também são terceirizados, etc. Seu objetivo é tornar os donos da festa, verdadeiros convidados.

Para isso, você deverá conhecer bem os parceiros que serão oferecidos, tem uma boa estrutura de funcionários que lhe auxiliarão antes e durante a festa e ter condições de cuidar de todos os detalhes.

Também será conveniente ter opções de locais diferentes pois as vezes o cliente pode querer um local novo mesmo tendo espaço em sua casa.

10) Foto e/ou Filmagem – Registrar a festa de aniversário em foto e/ou filme é sem dúvida o sonho de qualquer aniversariante. Com a proliferação das máquinas digitais, nem todo mundo considera importante este tipo de serviço. Cabe ao profissional mostrar as vantagens de seu serviço. Para isso, você deve se preocupar em apresentar seu trabalho, facilidades e diferenciais. A concorrência é outro fator importante. Buscar parcerias com os demais serviços que compõem a festa, divulgar em mídias são questões fundamentais. Realizando um evento, a chance de ser chamado novamente é grande pois no caso dos contratantes gostarem de seu trabalho, eles irão preferir repetir em outras datas por considerar mais simples esta escolha.

0 comentários:

Seguidores

Blog Archive

    © Ane D' carinho. Friends Forever Template by Emporium Digital 2009

Back to TOP